23 de janeiro de 2018

Como a Inteligência Emocional afeta a sua Vida Amorosa?

Como saber qual o momento para parar de sofrer e aprender a fazer de maneira inteligente?

Por que algumas pessoas têm mais facilidades que outras em ter uma vida amorosa legal?

 

Freud disse uma vez que AMAR e TRABALHAR são habilidades correlacionadas e que indicam que alcançamos uma certa maturidade…e eu concordo em número, gênero e grau!

Conseguir equilibrar o AMOR e o TRABALHO têm sido algo raro em nosso tempo, não acha?

E ainda arrisco afirmar que ter uma VIDA AMOROSA feliz e plena têm sido ainda mais raro!

 

Meus clientes do coaching de carreira vêm até mim para resolver situações, a princípio, exclusivamente profissionais, mas, não é nada raro, no meio do processo aparecer questões amorosas, dificuldades no relacionamento que atrapalham o seu desempenho profissional, como relações que são cheias de conflitos, de tensões, com poucos ou quase nada de momentos felizes, relaxantes, envolventes.

 

A Inteligência Emocional precisa ser ativada para que saibamos lidar com todos os setores da nossa vida, seja o profissional, o pessoal, o amoroso, o intelectual, o espiritual ou qualquer outro.

Mas aqui eu quero me focar na sua Inteligência Emocional na sua Vida Amorosa!

Estudando e trabalhando com isso há mais de 10 anos, descobri algumas coisas bem legais:

A primeira é que ainda estamos engatinhando no quesito inteligência emocional que vem sendo difundida pelo mundo afora a partir de 1995.

A segunda é que sem ela teremos sempre muitas dificuldades para ter uma VIDA AMOROSA equilibrada e feliz.

 

E ela, essa tal Inteligência Emocional afeta como a sua VIDA AMOROSA?

 

Pense comigo: quando você está cheia de ansiedade, preocupada porque ele não liga, porque ele não te dá atenção, porque ele é grosso contigo. O que acontece com você?

Todo o seu sistema emocional fica abalado, não é verdade? Tem pessoas que sentem palpitação, falta de ar, dores de cabeça, dores no corpo…e isso são sinais de que o lado emocional não está bem.

 

E quando você fala abacaxi e ele entende melancia?

Ou então quando você fala, explica, conversa e ele, ou ela nem te dá atenção, nem considera o que você sente ou pensa, nem sequer consegue responder ou te ajudar?

Ou quando o outro fica dizendo que é loucura da sua cabeça? Que você só reclama!

 

Sinais de que algo está desconectado…e não apenas entre você e a outra pessoa, mas entre você e você mesmo!

 

Ter Inteligência Emocional é:

  1. Ser capaz de avaliar, ponderar e calibrar seu próprio mundo emocional, independente das situações. E em se tratando de relacionamentos, nunca, mas nunca mesmo, teremos controle sobre o outro, por isso, você só terá controle, quando tiver, sobre suas próprias emoções e reações, isso chama-se autoconsciência,
  2. Ser autoconfiante o suficiente para acreditar que és merecedor ou merecedora do melhor que a vida pode lhe oferecer e focar naquilo que realmente te faz bem,
  3. Ser empática, ou empático para tentar compreender o outro, as emoções, sensações e pensamentos do outro. Isso parece lindo na teoria, mas é uma das maiores dificuldades de todos nós. Sempre queremos ter razão em tudo, e com isso nem sempre ouvimos e entendemos o outro, e num relacionamento saudável a empatia é fundamental para evitarmos os desagaste e conflitos desnecessários.

Eu encerro este texto com um citação de Aristóteles que pode ser muito útil: “Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.”

 

Você que está aqui comigo está aprendendo que ter uma Vida Amorosa Feliz requer dedicação, requer autoconsciência, requer respeito, cumplicidade e isso tudo só será realmente possível ativando a sua Inteligência Emocional.

 

O amor não sobrevive no grito, na guerra, nos jogos de controle, na fala de respeito, nem tão pouco se mantém por obrigação.

O amor requer inteligência para sobreviver e crescer!

Faz sentido para você????

 

Mas, se quiser falar pessoalmente comigo, envie e-mail para kelly@escoladamente.com que eu terei o maior prazer em lhe ajudar!

 

Abraços super energizados!!!!

 

Kelly Freire

Life & Love Coach

Escola da Mente®